Atendimento Psicológico Infantil

Existe uma forma de psicoterapia que é destinada à criança e que a ajuda a resolver seus problemas e dificuldades. Esta psicoterapia infantil é conhecida como ludoterapia, a terapia pelo brincar, mas é um brincar diferente daquele em sua casa ou com seus amigos.

Em um ambiente facilitador é através dos brinquedos e das brincadeiras que a criança entra em contato para expressar e elaborar seus sentimentos, pensamentos, comportamentos e experiências.

A ludoterapia é um método muito eficaz nos atendimentos clínicos infantis, no qual o brincar facilita a auto-expressão dos sentimentos da criança e a libertação dos problemas acumulados por insegurança, agressividade, medo, confusão e frustração.

Quando esses sentimentos são aliviados, a criança se conscientiza, esclarece-os, enfrenta-os, aprende a controlá-los ou simplesmente os esquece, e com o tempo atinge uma estabilidade emocional a ponto de perceber o seu potencial de capacitações, pensa e toma decisões por si mesma, amadurece psicologicamente e, por fim, torna-se pessoa.

Muitos podem ser os motivos para uma criança ser encaminhada para uma psicoterapia, tais como: conflitos familiares, separação dos pais, falta de regras e limites, baixa tolerância à frustração, dificuldades de aprendizagem, dentre outros.

O importante é poder contar com um profissional preparado para auxiliar a criança e sua família a lidarem com os conflitos existentes.

Enquanto psicóloga infantil, meu papel é acolher a criança e lhe propiciar um espaço de escuta e cuidado, livre de julgamentos, para que, através do lúdico, do faz-de-conta, do brincar, ela possa entrar em contato com suas questões, elaborando seus medos e traumas, ressignificando suas experiências.

Leave a Reply