Por que Coaching para Pais?

Olá, tudo bem? Para começar respondendo à pergunta do título deste texto, primeiro vou te explicar o que é Coaching.

Coaching é um processo de desenvolvimento humano, que prepara a pessoa para atingir seus objetivos de maneira eficaz e mais assertiva. É fundamentado em saberes de diversos campos do conhecimento humano e suas ferramentas são cientificamente testadas e comprovadas, visando o aprimoramento de múltiplas competências pessoais do indivíduo. É focado no futuro do cliente, criando estratégias para que este tenha um melhor desempenho global, atentando-se à sua qualidade de vida.

O processo compreende cerca de 10 sessões, geralmente uma vez por semana, com duração média de 90 minutos, mas apesar de existir uma metodologia, não existe uma receita pronta, pois tudo o que envolve pessoas, deve-se levar em conta a individualidade de cada um.

E por que Coaching para Pais?

Se você parar para pensar, possivelmente seus pais (ou quem cumpriu a função deles) foram seus primeiros “Coaches”. Perante suas descobertas, eles estavam lá para te ajudar a seguir em frente, mostrando um futuro que até então você não conhecia.

Ser pai e mãe é isso, é ter a missão de educar e formar um outro ser humano. Acontece que todos têm feridas, traumas e vivências que podem impedir de desempenhar esta função com excelência.

Só que às vezes, os pais não tiveram experiências positivas na infância, não receberam amor e por isso não conseguem estabelecer um vínculo com o filho. Outras vezes a criança vem num momento em que os pais não estavam preparados para recebê-la, tinham outros planos para suas vidas e acabam não sabendo como lidar com esta situação que lhes foge do plano inicial…

Você já deve ter escutado alguém dizer que as crianças não nascem com manual, não é mesmo? E sabe porque um filho não nasce com um manual? Simplesmente pelo fato dele ser um Ser em construção, um Ser ímpar e sem precedentes. Cada pessoa é de um jeito. Cada filho tem seu jeito de ser, suas particularidades. Existe sim uma ordem natural para as coisas, para o desenvolvimento, mas cada família é uma família e é dentro deste contexto que o “vir a ser” se constrói.

Acontece que hoje em dia existem tantas teorias de como educar os filhos, que é comum os pais sentirem-se confusos sobre qual caminho seguir. Se perguntarmos ao Google “Como educar os filhos”, aparecerá uma lista infinita de possibilidades, de palpites, de orientações, cada uma de acordo com o embasamento teórico e as pesquisas realizadas naquele contexto, muitas opiniões controversas, polêmicas, enfim…

A questão é que existem sim muitas formas de educar os filhos e a mais correta é aquela que faz mais sentido para você, desde que vise o crescimento pleno e o desenvolvimento saudável da criança.

Sendo assim, é importante que você tenha clareza sobre quais princípios e valores quer transmitir aos seus filhos, e para ter esta clareza, precisa se conhecer, olhar para dentro de si e entrar em contato com a sua criança interior, com suas necessidades, suas feridas abertas. Você só conseguirá cuidar bem do outro, quando estiver bem consigo mesmo. É como em um avião quando, no caso de despressurização, você precisa colocar a máscara de oxigênio primeiro em você, para então poder ajudar o outro.

O Coaching para Pais tem por objetivo te ajudar a exercer este papel da melhor maneira possível, te possibilitando um autoconhecimento e uma visão clara de como transmitir uma educação de qualidade ao seu filho, alinhada com seu propósito de vida.

Os filhos são a herança que você deixa para o mundo, elas são o futuro da humanidade e por isso precisam ser educadas e formadas de modo a se tornarem agentes transformadores, fazendo do mundo um lugar melhor para se viver.  

P.S: Este texto foi publicado no site Projeto Mude Sua Vida um site que sou colunista e que tem vários conteúdos legais sobre desenvolvimento humano, vale a pena conferir!

Com carinho,

Aline Cestaroli

Leave a Reply